Descobrir o nosso Mundo *

ás voltas com as Aulas #30


Problemas nas Zonas Costeiras


 
Entre as diversas razões para a erosão da costa e o seu consequente recuo está a subida do nível do mar. Essa subida é actualmente generalizada, relacionando-se com o aquecimento global. Em jeito de curiosidade, uma subida de 1,5 metros do nível médio das águas dos mares provocaria uma catastrófica inundação das regiões costeiras baixas, onde a densidade populacional é muito elevada. Cidades como Londres ou Nova Iorque seriam gravemente afectadas, bem como alguns países, entre os quais os Países Baixos. A República das Maldivas, formada por quase 1200 ilhas, onde a altitude máxima é de, apenas, 2 metros, ficaria submersa.
O Homem tem contribuído, com a sua acção descuidada, para acelerar os fenómenos de erosão costeira. Desde logo, admite-se que possa contribuir para o aquecimento global, ao criar um efeito de estufa provocado pela poluição atmosférica.
Além disso, povoa excessivamente o litoral, onde concentra grande parte da sua actividade. Em Portugal, por exemplo, cerca de três quartos da população vive na faixa costeira. Aqui, o desrespeito pelas regras básicas do ordenamento do território é particularmente notado, encontrando-se muitas construções em plenos sistemas de dunas ou sobre arribas em erosão, desnecessariamente expostas aos riscos geológicos.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "ás voltas com as Aulas #30"