Descobrir o nosso Mundo *

O nosso mundo em Fotografias #31



Farol Pigeon Point, EUA

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Minerais #5


Halite
NaCl


Dureza=2,5
*Densidade=2,16
Brilho = vítreo
Cor = incolor a ligeiramente colorida(branca a amarela, azul a roxa).
Risca=branca
Clivagem= cúbica perfeita
*Hábito= cúbico
*Outras características = transparente a translúcido; solúvel em água; deliquescente; sabor salgado.
Uso = É usado na alimentação e na indústria química, onde este mineral serve como fonte de sódio e de cloro. É também utilizado no tratamento de tecidos e de madeiras e no curtimento de couros, nos fertilizates e como destruidor de ervas daninhas.
Sinónimo de sal-gema. As maiores reservas terrestres estão na água do mar (em média, 27 gramas por litro).
Ocorrência= Em Portugal ocorre abundanemente, em Loulé, em Matacães (Torres Vedras), em Rio Maior, nas Caldas da Rainha, em Parceiros (Leiria), em Monte Real e Soure.

Read Users' Comments (0)

15 Grandes Questões sobre Sismos #8


8. Quais as medidas que deve tomar em caso de sismo?


Se estiver num dos pisos superiores de um edifício, não se precipite para as escadas. Abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama. Nunca utilize elevadores. Mantenha-se afastado de janelas, espelhos e chaminés. Tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objectos. Desligue o gás, a electricidade e a água. Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros, pois pode haver fugas de gás ou curto-circuitos. Utilize lanternas a pilhas. Calce sapatos e proteja a cabeça e a cara com um casaco, uma manta, um capacete ou um objecto resistente e prepare agasalhos se o tempo o aconselhar. Verifique se há incêndios e tente apagá-los. Ligue o rádio e cumpra as recomendações que forem dadas. Limpe urgentemente os produtos inflamáveis que tenham sido derramados (álcool, tintas, etc). Se estiver no rés-do-chão e a rua for mais larga que a altura dos edifícios, saia de casa calmamente e caminhe para um local aberto, sempre pelo meio da rua. Se estiver na rua quando ocorrer o sismo, dirija-se para um local aberto, com calma e serenidade. Não corra nem vagueie pelas ruas. Enquanto durar o sismo, não vá para casa. Mantenha-se afastado dos edifícios, sobretudo dos velhos, altos ou isolados, dos postes de electricidade e outros objectos que lhe possam cair em cima. Afaste-se de taludes e muros que possam desabar. Se está num local com muitas pessoas (escola, sala de espectáculos, edifício de escritórios, fábrica ou estabelecimentos comerciais), não se precipite para as saídas. As escadas e portas são pontos que facilmente se enchem de escombros e podem ficar obstruídos por pessoas a tentar fugir. Fique dentro do edifício até o sismo cessar. Saia depois com calma tendo em atenção as paredes, chaminés, fios eléctricos, candeeiros e outros objectos que possam cair. Se conduzir um veículo, pare longe de edifícios, muros, taludes, postos e cabos de alta tensão e mantenha-se dentro da viatura. Se estiver junto ao litoral, fuja para uma zona alta (30 metros acima do nível do mar) e longe da costa, pois é possível ocorrer um tsunami.
Reflexão:                                         
A educação das populações para os comportamentos numa possível catástrofe é importantíssima para superar essa mesma catástrofe. Actualmente, nas escola fazem-se simulacros e ensinam-se os alunos a agir numa situação catastrófica. As populações não encaram com muita seriedade estes acontecimentos, contundo são ensaios importantes e úteis numa catástrofe.

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #30



Dubai

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Seres Vivos #8


 Escorpião Dourado


Nome científico: Mesobuthus martensii

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Buthidae
Género: Mesobuthus

Distribuição
Esta espécie de escorpião é originária da Manchúria, território Chinês no continente asiático. Os escorpiões abrigam-se debaixo de troncos, pedras ou buracos no chão.

Alimentação
O escorpião dourado alimenta-se de insectos, outros escorpiões e minhocas. As suas toxinas não são letais para animais grandes, nos humanos pode provocar dores intensas e mau estar generalizado durante algumas horas, principalmente nas crianças e nos idosos.

Estado de conservação
Desconhecido embora possa ser encontrado em abundância no seu habitat original

Reprodução O fêmea do escorpião dourado gera no seu abdómen algumas dezenas de ovos, depois de eclodirem grande parte deles consegue subir para as costas da mãe onde se mantêm mais protegidos dos seus predadores durante alguns dias, para depois partirem em busca das suas primeiras presas.

Tamanho
Um escorpião adulto desta espécie medirá cerca de 7 a 10 cm.

Longevidade
Máximo 5 anos

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Minerais #4


Fluorite
CaF2

*Dureza=4,0
Densidade=3,18
Brilho = vítreo
Cor = incolor; tons claros de verde a azul; roxa, amarela a castanha; por vezes, com bandas diferentemente coloridas.
Risca=branca
*Clivagem= octaédrica perfeita
*Hábito= cúbico
*Outras características = em geral, é fortemente fluorescente; por vezes, é triboluminescente ou termoluminescente.
Uso = como fundente na siderurgia do aço, no fabrico de esmaltes e vidros especiais, no fabrico de lentes e na preparação de ácido fluorídrico. Ocasionalmente, é utilizado como material de ornamentação de vasos e pratos.
Ocorrência= Em Portugal ocorre associada a rochas graníticas e, em particular, acompanhando a volfamite (Gerês, Freixo de Espada à Cinta, Barca de Alva).

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #29



Beja

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #28



Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro.

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Minerais #3


Grafite
C
*Dureza=1,0 a 1,5
*Densidade=2,1 a 2,25
Risca= cinzenta escura, brilhante
Brilho = Metálico
Cor = Negro a cinzento do aço
Clivagem= basal perfeita
Hábito= escamoso, laminar ou granular
*Outras características= flexível, mas não-elástica, séctil e untuosa ao tacto
Uso = Fabricação de cadinhos refractários para as indústrias do aço. Usa-se como lubrificante quando misturado com óleo. Quando misturado com argila fina forma a mina do lápis. Emprega-se também no fabrico de tintas para a protecção de estruturas de ferro e de aço. Usa-se no revestimento de moldes de fundição, em baterias, eléctrodos e estufas.
Ocorrência= Em Portugal, ocorrem, localmente, rochas metamórficas grafitosas.

Read Users' Comments (0)

15 Grandes Questões sobre Sismos #7


7. Onde foram os últimos grandes sismos no mundo?


O abalo sísmico mais mortífero de sempre ocorreu em 1556, em Shanxi, na China. Segundo relatos da época, terá provocado a morte a mais de 800 mil pessoas, embora tivesse magnitude estimada inferior a 8,0 na escala de Richter, que é logarítmica e mede a energia libertada. Para se perceber o que significa o aumento dos valores, refira-se que a magnitude 4,0 é equivalente a uma bomba atómica de Hiroxima; a 5,0 é equivalente a mais de 30 dessas bombas.


Já neste século, em 1976, a China foi atingida pelo segundo sismo mais mortífero de todos os tempos, em Tangshan, com número oficial de vítimas superior a 250 mil. Mas há estimativas que apontam para um valor mais elevado de mortos, superior a 600 mil. Curiosamente, este sismo também não foi dos maiores sempre, em magnitude (7,5) muito menos do que se calcula para o grande terramoto de Lisboa, em 1755, cuja magnitude é hoje avaliada entre 8,5 e 9,0. A catástrofe de Lisboa, em 1755, teve grande impacto no seu tempo, mas nem sequer está entre os dez sismos mais mortíferos da História. No actual século, em 2004, ocorreu a tragédia de Samatra, que matou 230 mil pessoas, sobretudo vitimadas pelo tsunami que se seguiu ao sismo. Pelo menos 1,7 milhões de pessoas ficaram sem casa e a onda afectou territórios distantes do epicentro, em várias zonas do Oceano Índico, da Índia ao Bangladesh, passando por Sri Lanka e Maldivas. O sismo de Samatra foi fortíssimo, de magnitude 9,1, o terceiro maior dos últimos cem anos. Também nesta década, destaque para o sismo paquistanês, de 2005, que matou 86 mil pessoas.


A devastação provocada nem sempre está ligada à magnitude. Nos últimos cem anos, houve apenas três sismos com magnitude superior a 9,0. Mas no sismo de 1952, em Kamchatka (9,1), na Rússia, não há sequer registo de vítimas. O recordista em magnitude continua a ser o de Valdívia, no Chile, em 1960, que atingiu uns espantosos 9,5 na escala de Richter, matando 1655 pessoas.
Reflexão:
A ocorrência de sismos marca gerações. São acontecimentos que não libertam as populações mesmo passados grandes períodos de tempo. Por exemplo, o sismo de Samatra, é ainda hoje recordado pelas populações mundiais. Não me recordo de todos os outros, no entanto, a tragédia de 2004 está bem presente na minha memoria, como certamente na de muitos cidadãos.

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #27



Caniçal, Madeira

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Minerais #2


Enxofre
Dureza=1,5 a 2,5
Densidade=2,05 a 2,09
Brilho = vítreo a resinoso
*Cor = Amarelo do enxofre
Risca= branca a amarelada
Clivagem=imperfeita
*Hábito= cristais bipiramidados, massas compactas ou pulverentas
Outras características= arde facilmente, com chama azulada e possui um cheiro característico
Uso = Principalmente na indústria química, na fabricação de ácido sulfúrico. Usa-se também nos fertilizantes, insecticidas, explosivos, produtos de borracha e na preparação da polpa da madeira para o fabrico do papel.
Ocorrência= São de destacar as seguintes ocorrências: EUA, Sicília, Polónia, Espanha.

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Seres Vivos #7


 Aye-Aye


Nome científico: Daubentonia madagascariensis

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Subordem: Strepsirrhini
Infraordem: Chiromyiformes
Família: Daubentoniidae
Género: Daubentonia
Espécie: D. madagascarienses

Distribuição
Este pequeno primata é originário das florestas tropicais de Madagáscar, onde vive e se reproduz na segurança da copa das árvores, acima dos quinze metros.

Alimentação
Da sua alimentação fazem parte insectos, frutos e sementes.

Estado conservação
Em perigo crítico, menos de 2500 animais nos últimos levantamentos efectuados.

Gestação e maturidade sexual
Pouco conhecidos os hábitos de procriação destes animais, pensa-se que as fêmeas atingirão a maturidade sexual após os 3 anos, e que depois terão uma cria a cada dois anos, até cerca dos quinze anos, altura em que não voltará a reproduzir-se. O tempo de gestação é de 170/172 dias

Tamanho
Os Aye-Ayes atingem em adultos cerca de 45 cm de altura, mas o seu rabo chega a ser maior que o próprio corpo e medir mais de 50 cm, estes animais podem atingir os 5 kg de peso.

Longevidade
Em liberdade está estimada em cerca de 20 anos, embora em cativeiro já tenham sido atingidos os 23 anos.

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Minerais #1


Ouro
Au


Dureza=2,5 a 3,0
Densidade=19,3
*Brilho = metálico
*Cor = Amarelo dependendo da pureza
*Risca=amarela brilhante
Clivagem= indistinta
Hábito= octaédrico, cristais dendríticos ou maciço
*Outras características = muito maleável e insolúvel no ácido nítrico
Uso = Joalherias, instrumentos científicos
Ocorrência = Em Portugal, o ouro foi largamente explorado pelos Romanos em Valongo-Gondomar e nas minas de Campo de Jales (Vila Pouco Aguiar). Mais recentemente, a exploração do ouro tem-se restringido às minas de Jales, onde ocorre em filões de quartzo com pirite.

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #26




Montanha Huayna Picchu

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #25




Vale de Sotres, Espanha

Read Users' Comments (0)

15 Grandes Questões sobre Sismos #6


6. Porque é que a crosta terrestre está em constante movimento?



O interior da Terra é dividido em várias camadas. À superfície, mais espessa sobre os continentes que sobre os oceanos, encontramos a crosta terrestre. Sob a crosta, até uma profundidade de 2890 quilómetros surge o manto. Abaixo do manto, o interior do planeta divide-se, por sua vez, no Núcleo Externo (entre os 2980 e os 5150 quilómetros de profundidade) e o Núcleo Interno (com um raio de aproximadamente 1220 quilómetros). A crosta terrestre não é uma camada contínua, apresentando-se antes dividida em fragmentos que se designam por placas tectónicas, que se movem entre si e sobre uma zona viscosa no manto superior. São as correntes térmicas que ocorrem no manto, gerando aquilo que se designa como correntes de convecção, as grandes responsáveis pelas forças que agem sobre a litosfera, movendo as placas à superfície do planeta. Ou seja, a razão pelas quais a crosta terrestre está em constante movimentação encontram-se no interior da Terra, as massas frias ascendendo e as mais quentes mergulhando.




Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #24




Azenha do Mar

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Seres Vivos #6



Pavão

Nome científico: Pavo cristatus

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Género: Pavo

Hábitos
Para passar a noite, o pavão sobe para os ramos mais altos dos arbustos, ou mesmo árvores, para se sentir protegido. Caso sinta algum predador por perto, emite repetidamente o seu som característico, para o afugentar, e para avisar as outras aves da presença de intrusos.
O pavão é uma ave muito territorialista, portanto, sempre que sente o seu território invadido por outro macho da mesma espécie, vai lutar com ele, até que o estranho abandone o seu território. Se, eventualmente, perder uma luta, então retira-se, para procurar outro território e lutar pela sua posse.
Durante o tempo que dura a época do acasalamento, o pavão faz ecoar a sua voz noite e dia, sendo por isso um animal desaconselhado para viver em zonas muito habitadas.


Reprodução
A pavoa põe, em média, 6 a 8 ovos, que levam cerca de 30 dias a eclodir.

Longevidade
Um pavão pode viver cerca de 30 anos, e medir cerca de 2 metros

Read Users' Comments (0)

O nosso mundo em Fotografias #23



Urso negro de Yosemite

Read Users' Comments (0)