Descobrir o nosso Mundo *

ás voltas com as aulas #35


Rochas Sedimentares Quimiogénicas:

Os sedimentos resultam da precipitação de substâncias químicas dissolvidas numa solução aquosa (oceano, lago, ...). Este processo - precipitação química - é um fenómeno que ocorre quando uma substância se separa do líquido em que se encontra dissolvida ou suspensa, sedimentando-se no fundo do recipiente.
No contexto geológico, a sedimentação ocorre por exemplo em bacias oceânicas, mares e lagunas.
A precipitação pode ser desencadeada por variação da temperatura e/ou da pressão, por evaporação, entre outros.
Alguns exemplos podem ser:
Travertino

Forma-se por precipitação de carbonato de cálcio, com formação do mineral calcite. Esta precipitação pode ser desencadeada pela variação das condições químicas das águas marinhas, nomeadamente do seu teor em dióxido de carbono. Estes calcários de grão muito fino, têm um aspecto homogéneo.

Sal-gema

Forma-se por precipitação de sais de cloreto de sódio, com formação do mineral halite. Esta precipitação é desencadeada pela evaporação de águas marinhas retidas em lagunas ou de águas salgadas de lagos de zonas áridas, que contêm iões de cloro e de sódio em solução.

Gesso


Forma-se por precipitação de sais de sulfato de cálcio, com formação do mineral Gesso. Esta precipitação é desencadeada pela evaporação de águas marinhas retidas em lagunas ou de águas salgadas de lagos de zonas áridas, que contêm iões sulfato e iões de cálcio em solução.

Read Users' Comments (0)

0 Response to "ás voltas com as aulas #35"