ás voltas com as Aulas #21
Sistemas de classificação
As primeiras classificações feitas pelo Homem tinham um carácter prático, ajustando-se às necessidades específicas de quem as utilizava. Estes sistemas de classificação práticos, usados em vários domínios, carecem, muitas vezes de base científica, sendo meros instrumentos de sistematização utilitária.
Os sistemas de classificação racionais são mais objectivos, uma vez que utilizam características morfológicas ou fisiológicas intrínsecas aos seres vivos. Durante um período que se estende da Grécia Antiga até ao século XVIII, as classificações racionais baseavam-se num reduzido número de características, sendo por isso, designadas por sistemas de classificação artificiais. Com o avanço do conhecimento científico e de novos métodos e instrumentos de observação, o conhecimento sobre os seres vivos aumentou exponencialmente, o que conduziu á utilização de um número crescente de características no processo de classificação. Este aumento teve reflexos na classificação, que passou a integrar um grande número de dados e a exprimir uma maior afinidade entre os seres – sistemas de classificação naturais. Estas classificações não consideram a evolução dos seres vivos nem o factor tempo que lhes está associado, sendo por isso, designadas por classificações horizontais, devido ao seu carácter estático.
Adaptado do livro Preparar o Exame Nacional 2010
Reflexão:
Devido á racionalidade do Homem, desde que existe que classifica os seres vivos. No entanto, a necessidade de globalizar a classificação levou a que se desenvolve-se uma que se baseasse em características dos seres vivos. Julgo que o organigrama explica facilmente os sistemas de classificação existentes.
0 Response to "ás voltas com as Aulas #21"
Postar um comentário