15 Grandes Questões sobre Sismos #4
4. Quais são os riscos de tsunami no nosso país?
Portugal é um país em risco de ser atingido por um tsunami, ou onda gigante produzida pela deslocação de vastas quantidades de terra no fundo oceânico. Há registos de pelo menos dois de grande intensidade, ligados aos terramotos de 1755 e de 63 d.C., que causaram profundos danos, o primeiro matando dezenas de milhares de pessoas. A zona em maior risco de tsunami é o Algarve, mas também a região do estuário do Tejo está sob ameaça. O caso toma maior relevância devido à concentração populacional que agora existe nesta região ameaçada.
Na catástrofe de 1755, calcula-se que a maior parte das vítimas terá sido causada pela onda gigante, que chegou ao actual Rossio. Os relatos dos sobreviventes são claros, mencionando o recuo das águas do rio Tejo, a ponto de serem visíveis restos de naufrágios no lodo do fundo. De repente, surgiu a onda, que se abateu sobre a multidão que procurara refugiar-se junto à água.
Este episódio é bem conhecido da ciência, mas tem apenas relatos de sobreviventes, que fazem lembrar as imagens recolhidas quando a onda do sismo de Samatra, de 2004, atingiu a cidade de Banda Aceh.
Este episódio é bem conhecido da ciência, mas tem apenas relatos de sobreviventes, que fazem lembrar as imagens recolhidas quando a onda do sismo de Samatra, de 2004, atingiu a cidade de Banda Aceh.
A onda que matou em Lisboa teria dez metros de altura e o tsunami atingiu outros pontos do Atlântico, incluindo Algarve, Canárias, Açores e até Caraíbas. Os relatos do sismo de 1531 também apontam para a ocorrência de uma onda, embora de menor dimensão, mas o suficiente para afundar navios no rio.
Sob Portugal paira um perigo ainda mais mortífero, embora teórico e sem precedentes históricos. Alguns geólogos afirmam que uma das vertentes da ilha de La Palma, nas Canárias, poderá (num futuro remoto) entrar em colapso e tombar no oceano. Isto, a acontecer, provocaria um gigantesco maremoto de 100 metros de altura. A teoria é controversa, contestada por outros geólogos. A acontecer, seria num prazo de milhares de anos.
Reflexão:
É assustador o facto de podermos ser atingidos por um tsunami, ondas gigantes que levam tudo á sua frente! Contudo, em 1755 essas ondas auxiliaram o trabalho de todos aqueles que queriam por fim á catástrofe. Depois do terramoto, muitos foram os incêndios que afectaram a cidade. O tsunami consegui apagar os fogos e dar um pouco de calma ás pessoas, apesar de ter feito muitos mortos! A teoria defendida por muito geólogos sobre a ilha de La Palma, como muitas outras teorias, não pode ser provada visto que os fenómenos geológicos demoram muitos milhares de anos a acontecer e não podem ser provados teoricamente.
0 Response to "15 Grandes Questões sobre Sismos #4"
Postar um comentário