Viagem aos cromossomas humanos !
Foi apenas em 1910, que se começou a estabelecer a relação entre genes e cromossomas, pelas mãos de Tomas H. Morgan.
Em 1953, o ADN ocupava o lugar dos genes, um termo que havia sido proposto em 1909 por W.C. Johannsen para substituir o pangene que Hugo de Vries inventara para designar factores hereditários.
Desde Watson e Crick até Craig Venter a genética sofreu uma grande evolução em que foram feitas descobertas, no mínimo, revolucionárias surgindo novos conceitos como, por exemplo, genoma humano. O assunto principal deste trabalho são os cromossomas humanos, mas é, impossível desligá-los de todo o mundo genético que os rodeia. Vamos iniciar a nossa viagem…
PORQUE FAZER ESTA VIAGEM?
Os cromossomas são designados como as estruturas que asseguram a transmissão, de uma geração para outra, das características da espécie. Então são eles os elos de ligação entre gerações!
São elementos indispensáveis em vários processos, como a reprodução, no entanto, podem também ser induzidos em erro e transmitirem sérios problemas para os descendentes.
Vamos analisar melhor um cromossoma, perceber as suas funções, o seu enquadramento na vida celular e o que pode correr mal com eles.
Um cromossoma é um vocábulo composto por duas palavras gregas: cromo, que significa cor e soma que significa corpo. No interior do núcleo celular, o ADN, associado a proteínas específicas, forma uma substância denominada cromatina. No período que decorre entre uma e outra divisão celular, a cromatina está dispersa no interior do núcleo, quando se aproxima o momento da divisão celular, a cromatina condensa-se e constitui estruturas em forma de bastão denominados cromossomas.
2º PARAGEM: COMO SÃO OS CROMOSSOMAS HUMANOS?
Embora haja cromossomas de diferentes tamanhos, todos têm uma forma semelhante: um pequeno bastão com um estreitamento, o centrómero, que o divide em dois braços normalmente de comprimento desigual, um mais curto e outro mais longo. No entanto, a imagem que costuma ser habitual dos cromossomas corresponde a uma fase do processo de divisão celular em que o ADN já se duplicou, momento em que se observam dois cromossomas, denominados cromatídeos, unidos no centrómero: a forma do conjunto corresponde a um X, com dois braços curtos e dois braços mais compridos.
3ª PARAGEM: QUANTOS CROMOSSOMAS POSSUI O HOMEM?
Todas as células do organismo humano possuem 46 cromossomas, com excepção dos gâmetas, óvulos e espermatozóides, que apenas contam com metade. Tendo em consideração a sua forma e tamanho, considera-se que se trata, na realidade, de 23 pares de cromossomas homólogos, ou seja, semelhantes ou equivalentes. Em 22 destes pares de cromossomas homólogos, denominados autossomas, ambos os componentes são idênticos entre si em todos os indivíduos.
0 Response to "Viagem aos cromossomas humanos !"
Postar um comentário