O nosso mundo em Notícias #3
NASA descobre água na Lua
por ANA BELA FERREIRA e Joana Ferreira Da Costa 13.11.2009
A NASA descobriu quantidades "significativas" de água congelada na Lua, anunciou ontem um responsável da agência espacial norte-americana. No passado dia 9 de Outubro, a NASA lançou uma sonda sobre a superfície lunar para procurar vestígios de água na superfície lunar.
A sonda Lcross (Lunar Crater Observation and Sensing Satelite) embateu próximo da cratera Cabeus, situada no Pólo Sul da Lua, local que os cientistas julgavam com mais hipóteses de conter vestígios de água. Antes da sonda, a agência espacial lançou um projéctil com cerca de duas toneladas contra a Lua.
"Encontrámos água, não uma pequena porção, mas quantidades significativas", afirmou o responsável pela missão Lcross Anthony Colaprete, em conferência de imprensa.
A descoberta, segundo a agência espacial, "abre um novo capítulo do conhecimento da Lua". "Estamos muito entusiasmados", reforçou Colaprete, explicando que "a concentração e distribuição de água e de outras substâncias recolhidas vão necessitar de mais análises, mas podemos assegurar que (a cratera) Cabeus contém água." A missão Lcross estava avaliada em 79 milhões de dólares (53,5 milhões de euros).
A possibilidade não surge agora. Já em 1961 investigadores da Caltech, Kenneth Watson, Bruce Murray e Harrison Brown levantavam a hipótese de haver gelo nas crateras dos pólos.
A primeira evidência de existência de água surge pela sonda Clementine. Além de ter completado um mapa topográfico da Lua, usou o radar para criar um espectro em ondas rádio nas regiões negras do pólo Sul da Lua. A magnitude das ondas revelou indícios de água em estado sólido. Em 1998, a NASAenviou a Prospector, que mapeou a composição da superfície lunar usando espectroscopia de raios gama e de neutrões, que identificou mais depósitos de água no pólo norte. A sonda Chandrayaan-1, da Índia, foi a primeira a transportar um instrumento capaz de medir quanta luz é absorvida por minerais que contenham água. Descobriu traços de água na superfície em Novembro de 2008. Apesar do cepticismo dos investigadores, a sonda da NASA, Deep Impact, viria a fazer uma análise confirmatória durante uma missão em Junho deste ano.
Reflexão:
Cientistas da NASA encontraram água na superfície da Lua. Mas calma: quando eles dizem água, querem dizer moléculas. Apesar de não se tratar dos rios, mares e lagos que normalmente a palavra “água” pode evocar na imaginação dos terráqueos, a descoberta é um grande passo para a melhor compreensão da Lua – e quem sabe sua futura exploração como base de lançamentos para outras regiões do Sistema Solar. Instrumentos a bordo de três naves diferentes revelaram moléculas de água em quantidade bem maior do que o previsto – mas ainda assim, um volume bastante pequeno. Esta descoberta pode ser muito importante, na medida em que desde 1998, quando foi anunciada a existência de gelo na Lua, muitas foram as hipóteses formuladas de vida naquele astro.
0 Response to "O nosso mundo em Notícias #3"
Postar um comentário