Descobrir o nosso Mundo *

ás voltas com as Aulas #12


A enorme diversidade de organismos resultou de uma longa história evolutiva. Actualmente, a maioria dos biólogos divide o mundo biológico em seres procariontes e seres eucariontes. O principal critério de distinção entre estes dois grupos é a sua organização celular. A Vida na Terra terá surgido há cerca de 3500 M.a. Agregados moleculares resultantes da interacção de moléculas orgânicas, terão evoluído para níveis de maior complexidade, originando os primeiros seres vivos unicelulares semelhantes aos actuais procariontes. Fósseis de seres procariontes serviram de base a esta hipótese.
O aparecimento dos primeiros seres eucariontes e a passagem para um meio aeróbio, foi factor decisivo para uma maior diversidade das formas de vida na Terra. A acumulação de funções na célula, a simbiose entre seres unicelulares e a crescente competição pelo alimento e pelo espaço levaria ao aparecimento de organismos multicelulares. Estima-se que os organismos multicelulares tenham surgido na Terra há cerca de 1500 M.a.



Os vestígios mais antigos conhecidos de seres eucariontes datam de à 1500 milhões de anos enquanto dos procariontes os vestígios da sua existência datam de à pelo menos 3800 milhões de anos, o que levou a admitir a hipótese que os eucariontes tiveram origem dos seres procariontes.
Essa hipótese é admitida por dois modelos explicativos da origem dos seres eucariontes, são eles o modelo autogénico e o modelo endossimbiótico.
A primeira defende que a célula eucariótica teve origem na célula procariótica, devido a invaginações e posterior especialização de partes da membrana plasmática. O modelo endossimbiótico afirma que a origem das células eucarióticas deve-se a uma associação entre diversas células procarióticas. A imagem seguinte retrata o modelo endossimbiótico, o mais aceite pela comunidade ciêntifica:
 

Read Users' Comments (0)

0 Response to "ás voltas com as Aulas #12"